Quem somos:

            O Núcleo de Estudos de História e Filosofia (PHILOS) surgiu após sete anos (2007-2014) de reuniões regulares no âmbito do Laboratório de História Antiga do Instituto de História da UFRJ, para a discussão, primeiro, de historiografia ligada à escrita da História Antiga (2007-2009); depois, para a discussão de textos de teoria e metodologia da História (2010-2011), migrando já no segundo semestre de 2011 para uma leitura de trabalhos de Antropologia e filosofia, e dedicando-se, a partir de 2012, a promover o diálogo entre história e filosofia.

            O interesse pela discussão da filosofia em uma perspectiva historiográfica derivou das questões colocadas pelas diversas pesquisas desenvolvidas sob a orientação da profa. Marta Mega de Andrade, pesquisas que geralmente acabavam deslocando os limites conceituais da disciplina, desafiando “invariantes” como sexo, gênero, política, sujeito, objeto, optando, sempre, pelo viés crítico em relação aos modelos generalizantes e colocando, assim, como problema a própria formação da História Antiga grega como campo de investigação, seus temas privilegiados, documentos, narrativas. O resultado disso tem sido um importante esforço de renovação que se identifica com as correntes mais recentes interessadas em construir um conhecimento histórico mais voltado para temas transversais como o das relações de gênero, participação política e história de grupos “subalternos”, experiência cotidiana da política através do espaço e da visualidade, formação de redes e comunidades além e aquém da pólis, etc. Nossas perspectivas teóricas incorporam preocupações ligadas à “microhistoria” (particularmente Ginzburg) e à problemática do cotidiano (presente em Michel de Certeau), mas ainda incide sobre uma valorização do “particular” inspirada em obras como as de Gabriel Tarde, Paul Veyne, Michel Foucault, Pierre Clastres, Bruno Latour, Giles Deleuze, e, no Brasil, Eduardo Viveiros de Castro, Ulpiano Meneses, Gilvan Fogel e outros.

            Nosso campo de pesquisas atual é o da História Antiga grega. Nossos estudos não se restringem, contudo, à antiguidade grega, somos historiadores e pretendemos contribuir escrevendo histórias, mais do que investigando temas de História Antiga. O objetivo é formular noções, discutir conceitos, propor parâmetros, diretrizes, para incentivar abordagens historiográficas mais dinâmicas, plurais e, sobretudo, transdisciplinares. Valorizar, portanto, o discurso sobre o “particular” que nos constitui, desde sempre, como contraponto dos “universais” 

 

Membros:

Profa. Dra. Marta Mega de Andrade (UFRJ)

Prof. Dr. André Leonardo Chevitarese (UFRJ)

Dr. Daniel Brasil Justi (UFRJ)

Me. Daniel Teixeira Taveira (UFRJ)

Me. Bruno Rodrigo Couto Lemos (UFRJ)

 

Pesquisadores associados:

Prof. Dr. Guilherme Gomes Moerbeck (FGV-Rio)

Profa. Dra. Irina Aragão dos Santos (PUC-Rio)

Profa. Dra. Lolita Guimarães Guerra (UERJ)

Prof. Dr. Ronaldo Guilherme Gurgel Pereira (Universidade Nova de Lisboa - Portugal)

 

Colaboradores:

Prof. Dr. Kostas Vlassopoulos (University of Crete - Grécia)

Joomla templates by a4joomla